Esses dias numa live me perguntaram quais os maiores erros que vejo nas apresentações dos clientes. Achei tão interessante como os pontos pareciam óbvios para mim, mas muito surpreendentes para os participantes que cá estou escrevendo um artigo sobre isso.
Afinal, um dos princípios básicos da comunicação assertiva é que o óbvio tem que ser dito, não é mesmo? – Então seguirei o meu próprio conselho.
Recebo clientes de empresas de inúmeros segmentos e em momentos distintos da carreira, mas apresentações de trabalho são certamente um dos pontos em comum entre eles. Entenda aqui apresentações como reuniões, lives, treinamentos, apresentações de proposta, projetos, portfólios, entre outras.
Nesses 12 anos analisando gravações e assistindo apresentações in loco, observo 5 principais erros:
1 – FALTA DE EMPOLGAÇÃO NA VOZ
Sabe aquela voz monótona? Cansada? Um desâaaaaaaaanimo ao falar que em menos de 2 minutos os ouvintes já estão tendo que se controlar para não conferir as novidades do instagram ou checar o grupo de whatsapp dos amigos da faculdade.
A voz é responsável por dar o tom para nossa fala, a emoção tá toda na forma como você usa a voz, os altos e baixos, entonações diferentes, aumento e redução de energia e ênfases que grifam seu discurso dando uma apimentada nos argumentos: O FAMOSO DINAMISMO!
Uma voz dinâmica é um elemento fundamental para o que eu gosto de chamar de “interessância da fala” - a capacidade de tornar seu discurso interessante. Se quiser manter a atenção dos ouvintes, você deve ser capaz de usar esses artifícios vocais.
2 – PREVISIBILIDADE E FALTA DE FLUIDEZ
Coloquei esses dois juntos porque eles se complementam. Sabe aquela pessoa que a cada vez muda de slide, parece que está virando a página de uma revista chata e começa sempre da mesma forma, como por exemplo:
“Quanto aos resultados....”
...troca de slide....
“Quanto aos benefícios...”
Percebo outros tipo de repetição como "E aí...", "Então", entre outros.
Essa repetição do mesmo início de frase, causa previsibilidade e deixa de lado um dos grandes segredos de uma apresentação impactante: surpreender o público.
Sabe o que o cérebro humano faz quando percebe um padrão previsível?
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ.... DESLIGA A ATENÇÃO!
Uma boa estratégia para quebrar esse padrão é pensar em como vai fazer a transição entre os slides, transformando sua apresentação numa grande história, com começo, meio e fim, e uma mensagem forte por trás, que gera eco no público e faz eles replicarem sua ideia.
Por isso, sua apresentação não pode ser apenas um apanhado de ideias colocadas numa sequência de slides, mas sim feita estrategicamente para produzir o movimento que você deseja a partir dali: engajamento, motivação, mudança de postura, espalhar uma ideia - qual sua intenção?
3 – SUBESTIMAR O INÍCIO
Quantas vezes você recebeu uma convocação para reunião ou treinamento e pensou "Ah, de novo isso? Que saco, tenho um monte de coisa para fazer!".
Se for on-line então a gente já até se prepara: pega água, chá, deixa o celular por perto, dá aquela espreguiçada e arregalada de olhos caso tenha que abrir a câmera. Mas a vontade é deixar ali na cadeira, cruzar os braços e esperar o tempo passar.
Quando a pessoa começa a falar "Olá, bom dia a todos, hoje eu trouxe pra vocês a análise...", seu cérebro imediatamente já pensa "Sabia! Mais uma apresentação igual." e desliga.
Sabe por que isso acontece? Porque nosso cérebro de ouvinte só fica atento se ele identificar que há informação nova, interessante e que causa algum tipo de emoção. Caso contrário, ele entra em stand by para poupar energia e só volta a ficar atento quando aparecer algo mais interessante que sirva para você de alguma maneira, que te importe.
Exatamente por isso, quando você for o apresentador deve procurar causar essa sensação de surpresa e novidade com alguma quebra de padrão logo no início da sua fala para fazer as pessoas te ouvirem!
Por mais incrível ou inovador que seja o que você vai apresentar, se as pessoas não estiverem atentas de nada adiantará. Esquece isso de deixar o melhor para o final, você deve ter dois pontos altos o início e o final.
Comece com algo que provoque quebra de padrão: uma foto que cause curiosidade, uma história que tenha relação com seu tema, um fato inédito, uma pergunta provocativa, um dado assustador/impactante. Conquiste a atenção da sua audiência!
Não é à toa que os filmes da Marvel fascinam as crianças (e os adultos) desde o primeiro segundo, já percebeu como são as primeiras cenas?
Pense no início da sua apresentação, reunião, palestra, live como a primeira cena de um filme - adicione movimento. Como você faria para atrair a atenção das pessoas?
4 – USAR APRESENTAÇÃO PADRÃO
Pessoas diferentes têm interesses diferentes. Parece óbvio, né? Mas nem tanto.
Quantas vezes você já assistiu uma apresentação padrão? Se você já contratou seguro de vida, convênio médico ou qualquer outro serviço de uma grande empresa você COM CERTEZA já assistiu aquelas apresentações institucionais chatas e sem a menor “interessância”.
Não sei se já aconteceu com você, mas comigo enquanto a pessoa fala eu fico pensando como seria bom se eu pudesse apertar um botão para passar mais rápido a parte chata, tipo o botão 2x dos áudios de whatsapp.
Sabia que 80% das pessoas que assistem uma apresentação em menos de 1 semana não se lembram mais delas?
Suas chances de ser lembrado aumenta em 40% se você conseguir ser marcante para a audiência, por isso personalize o máximo possível para que os ouvintes se sintam incluídos nela. Quanto mais eles se sentirem representados ali, maiores suas chances de gerar impacto e ser persuasivo.
Busque unir seu estilo, os valores a sua empresa e os interesses das pessoas que vão te assistir. Abandone a ideia de usar sempre a mesma sequência, para ser impactante é preciso romper padrões.
Nesse sentido, vejo muitos profissionais repetindo o mesmo padrão porque acham que é regra da empresa, quando na verdade é apenas o efeito manada, ninguém nunca ousou inovar.
Se você acredita que tem condição de melhorar o material apresentado, o estilo da apresentação e tornar mais interessante minha dica é converse com seus superiores e seja o agente da mudança, pode ser extremamente compensador.
Já tive clientes que tiveram medo na primeira vez, mas depois foram convocados para dar treinamento sobre apresentações impactantes, quem sabe você será o próximo case de sucesso.
5 – FINALIZAÇÃO MORNA
“Bom, então é isso!” – Você já terminou assim ou já ouviu alguém fazendo? É um clássico que desvaloriza todo o caminho maravilhoso que você fez até ali.
Busque fechar com chave de ouro! O final é tão importante quanto o início, é dali que saem as próximas ações.
Para garantir que essas ações sejam as esperadas, aproveite para finalizar as ideias com uma conclusão relevante sobre o tema e acrescente uma chamada para ação.
Fale claramente o que você espera a partir dali, quais são os próximos passos para o projeto seguir, como as pessoas devem aproveitar aquele novo conhecimento.
Se você já teve a oportunidade de assistir uma boa palestra, deve ter notado que é comum que eles terminem com uma frase ou provocação para o público.
Essa é uma técnica poderosa para ativar o sistema límbico do ser humano – a parte do cérebro responsável pelas emoções – você já deve ter escutado a frase que explica esse fenômeno:
“As pessoas podem esquecer o que você fez e o que você disse, mas nunca como as fez sentir.” – Maya Angelou
A pergunta que deixo pra você aqui é: Como você vai ativar as emoções da sua plateia – seja ela de 1 ou 1.000 pessoas?
Ser marcante é o primeiro passo para alcançar um lugar de destaque e sua comunicação é peça chave nisso!
Escrito por Renata Bindi
Renata Bindi
Especialista em comunicação.
Renata é palestrante, mentora e trainer. Faz atendimentos individuais e treina equipes de diversas empresas
contato@renatabindi.com.br
Palestras, workshops e treinamentos
Mentorias e outras soluções.
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